terça-feira, 18 de agosto de 2009

O grito do Ipiranga


A obra acima é do pintor Pedro Américo e como conhecida por nós, é uma pintura um pouco "falsa" devido à muitos fatos (pag. 93).
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarou a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Virou imperador do Brasil e passou a ser chamado de D. Pedro I. Embora sem alterações marcantes na economia, o rompimento dos laços coloniais foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira. Declarar a independência foi afirmar que o destino brasileiro se decide dentro do próprio Brasil.

Dia do Fico


D. João estava sendo muito pressionado para voltar a Portugal, mas como tinha "dado o gostinho" de liberdade ao povo, sabia que se fosse embora e dissesse que eles tinham deixado de ser colônia eles entrariam em guerra por sua liberdade. Por isso, ele deixou seu filho, D. Pedro como principe regente do Reino Unido do Brasil, Algarves e Portugal. O povo português, não satisfeito com isso, diz que D. Pedro deve voltar para estudar em Portugal, mas, depois de receber uma petição, ele resolveu ficar, o que ficou conhecido como Dia do Fico em que D. Pedro I declarou a famosa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico".

Independência da América Portuguesa - Chegada da Corte ao Brasil


Com a pressão de Napoleão à Portugal, o rei D. João VI veio com sua corte ao Brasil, a primeira coisa que fez ao chegar aqui foi abrir os portos brasileiros, pondo fim ao pacto colonial. Criou bancos, universidades, teatros, hospitais, escolas e assim melhorou a vida da população e começou a desenvolver sua colônia e por isso, consegue controlar a onda de independência para que ela não chegasse até a América Portuguesa.

Criollos x Chapetones

Os Criollos - descendente de espanóis nascidos na América - eram a elite na época, mas ao contrário dos Chapetones - Espanhóis que vieram para a América - não tinham direito político. Por isso, foram eles que "criaram" essa grande onda de independência na América Espanhola.

Simón Bolívar - El Libertador


Descendente de família rica e tradicional de criollos, Bolívar nasceu na Venezuela, em 1783. Partiu para estudos na Espanha e, ao retornar, nas primeiras décadas do século XIX, passou a participar de reuniões de grupos que aspiravam à independência.
Anos mais tarde, Bolívar comandava as principais batalhas que levaram à independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, ficando conhecido com EL LIBERTADOR.
Um dos principais objetivos de Símon Bolívar era o de toranas as colônias hispânicas uma única nação, a Pátria Grande. No entanto, mesmo lutando contra os interesses de separatistas, não alcançam suas metas.
Bolívar morreu aos 47 anos, vítima de tuberculose. É reconhecido intercionalmente como um um dos maiores políticos estadistas da América Latina. - Livro de Geografia "Espaço e Vivência", pag. 90.

Esse texto, fala sobre a vida de Símon Bolívar, que ficou conhecido como El Libertador - O libertador - e queria que a América torna-se apenas única para que não fosse dominada novamente. O fato da América ter se fragmentado, ajudou a sua dependência econômica.

Independência do Haiti


O Haiti foi o único país da América Latina à se tornar independente por meio dos negros escravizados e dos mestiços. O único problema, é que eles queriam apenas ficar livres e não tinham um projeto político para isso (eles guerriaram).

Independência da América Espanhola

Motivos Externos:
- Pacto Colonial favorecia metrópoles, mas entrou em crise após liberdade dos EUA. O pacto era "uma pedra no sapato" da Inglaterra, que queria comercializar diretamente com a América porque estava no meio da Revolução Industrial e precisava de mercado consumidor;
- Idéias Iluministas chegam à América;
- Napoleão contribui indiretamente para o estopim da onda de independência quando invadiu a Espanha.

Então, a Revolução Industrial, as idéias e Napoleão ter invadido a Espanha, foram os motivos externos da crise do sistema colonial.

América Espanhola e Portuguesa - revisão

Oi, vou passar aqui a revisão que a professora passou para a prova da próxima feira, estudem :)