terça-feira, 18 de agosto de 2009

Simón Bolívar - El Libertador


Descendente de família rica e tradicional de criollos, Bolívar nasceu na Venezuela, em 1783. Partiu para estudos na Espanha e, ao retornar, nas primeiras décadas do século XIX, passou a participar de reuniões de grupos que aspiravam à independência.
Anos mais tarde, Bolívar comandava as principais batalhas que levaram à independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, ficando conhecido com EL LIBERTADOR.
Um dos principais objetivos de Símon Bolívar era o de toranas as colônias hispânicas uma única nação, a Pátria Grande. No entanto, mesmo lutando contra os interesses de separatistas, não alcançam suas metas.
Bolívar morreu aos 47 anos, vítima de tuberculose. É reconhecido intercionalmente como um um dos maiores políticos estadistas da América Latina. - Livro de Geografia "Espaço e Vivência", pag. 90.

Esse texto, fala sobre a vida de Símon Bolívar, que ficou conhecido como El Libertador - O libertador - e queria que a América torna-se apenas única para que não fosse dominada novamente. O fato da América ter se fragmentado, ajudou a sua dependência econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário